terça-feira, 19 de julho de 2011

Vacinaaaas

Foram dias de dúvida e, para alguém que teme injeção como eu, de uma certa angústia. Primeiro disseram que precisava tomar a vacina Tríplice Viral porque a Espanha está vivendo um surto de Sarampo. Depois veio a história de ter que tomar vacina contra a Febre Amarela. Se tomar uma injeção já era tenso, duas então nem se fala.

Passado um tempo veio uma informação de que nenhuma vacina era necessária. Essa novidade me deixou bem feliz, mas... vai que? Sei lá, né? Melhor previnir do que remediar. Imagina, chegar lá na hora e exigirem as tais vacinas?

Oh, céus! Eis a confusão formada. Pesquisa daqui, procura de lá... Tomar ou não tomar as vacinas, eis a questão!!

Hoje eu decidi... Melhor dois braços furados hoje do que uma viagem perdida amanhã. Fui até o Posto de Saúde perto de casa (levei mamãe para dar um apoio moral. rs) e saí com um algodão em cada braço. Por ação divina, a moça que aplicou as injeções era um doce, me manteve tranqüila e deu tudo certo. Sem quedas de pressão, sem desmaios, sem desesperos. Ufa!

Cartão de Vacinas nas mãos, agora tenho que registrar tudo lá no Aeroporto do Galeão. Só ainda não vi se precisa ser antes ou se pode ser no dia da viagem. Acho que vou antes para não correr riscos, mas ainda tenho um tempinho. Não precisa ser hoje.

Bem, fica a dica... Se você vai viajar e não sabe se precisa de vacinas, informe-se. Se não descobrir a real necessidade, não se desespere. Podendo tomar, tome logo. Se precisar, ótimo! Caso contrário... Ótimo também! Você ficará imune.

Ah! Mas não deixe para tomar na véspera da viagem, hein? Pelo que vi, essas vacinas devem ser tomadas, pelo menos, 10 dias antes. ;)


ATENÇÃO!!!

Atualizado - 27/07/2011 -> E para completar, caso você esteja se programando para ir, acabo de receber um documento que pode ajudar a entender melhor essa coisa das vacinas. Posto o .pdf no link abaixo para que possam ver:

Nota técnica do Ministério da Saúde - Assunto: Recomendações de Vacinação para os participantes da Jornada Mundial da Juventude  - Madrid

Lembrando que se tratam de recomendações e não obrigatoriedades, mas quando o assunto é saúde precisamos estar atentos. Pior é que, pelo jeito, ainda falta uma vacina: a da pólio. Pelo menos essa é gotinha. hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário