quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tem que se mexer no ar

Bem, ainda não tinha comentado nada aqui no blog, mas agora é pertinente dividir isso com vocês...

Há cerca de duas semanas atrás sofri uma queda e virei o pé. Graças a Deus não quebrou! Imaginem ir para a JMJ de gesso no pé? rs

Fiquei com ele imobilizado por um tempo e agora estou apenas fazendo fisioterapia para recuperar os movimentos e a força. Minha panturrilha murchou 2cm e tenho uma semana para tentar trazer, ao menos parte deles, de volta. =P

Mas não foi só do meu pé que vim falar. Essa coisa toda me atentou para algo que eu não imaginava... Hoje estive no médico para uma revisão de rotina no pé e comentei minha "pressa" na recuperação por causa da viagem. Como meu pé tem inchado um pouco, ele recomendou o uso de meia elástica, principalmente durante a viagem. Eu, que não entendo nada de nada, mas sou daquelas que pergunta tudo, logo quis saber o motivo de tanta preocupação. E ele me explicou que, como vou ficar muitas horas parada durante o vôo, existe o risco de trombose.

Como não conheço muito do assunto resolvi dar um Google para saber mais sobre a relação entre a doença e as viagens de avião. Acabei descobrindo que é um problema bastante comum (estava achando que tinha a ver com minha lesão, mas a coisa vai além). Achei matérias em sites com estatísticas que mostram o quanto as pessoas são afetadas e quão grave pode ser, levando inclusive à morte. Nessa onda acabei descobrindo também algumas dicas interessantes para quem vai viajar e resolvi dividir com vocês:

1 - Use roupa folgada e bem confortável para viajar. As peças justas dificultam a circulação.

2 - Use meias elásticas adequadas para o seu tamanho.

3 - Evite sentar com as pernas cruzadas.

4 - Em intervalos regulares, mexa os pés em círculos para um lado e para o outro, para frente e para trás. Estes exercícios estimulam a circulação das pernas.

5 - Se for possível, caminhe pelo corredor do avião algumas vezes durante a viagem.

6 - Fique em pé no corredor, use o encosto da poltrona como apoio, fique na ponta dos pés, flexione os joelhos para abaixar e depois levante. Se for possível, repita o exercício várias vezes durante um vôo longo.

7 - Tome bastante líquido, porque uma boa hidratação permitirá que o sangue circule melhor.

8 - Evite ingerir bebidas alcoólicas para não se desidratar.

9 - Não tome calmantes, porque eles reduzirão a sua possibilidade de se levantar e fazer os exercícios sugeridos.



Então é isso pessoal. O lance é ir se mexendo a viagem inteira, desde que sair de casa até a volta. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário